1.1.11

Melhoras

Twit This!
Xira tem melhorado visivelmente quando se trata de outros cães, e até pessoas.
Hoje eu cheguei na praça, fechei um dos portões e soltei. Tinha outros cães soltos, mas ela ficou perto de mim. Mesmo com energia acumulada, ela não tem se afastado de nós. A não ser que o meu pai, do outro lado da praça chame, ou vice-versa, ela não vai pra longe.

É claro que quando não é a cachorra que faz coisa errada, são as pessoas. Mas minha paciência com as pessoas é bem mais reduzida do que com animais.

Ela correu, brincou com gravetos, e como descobrimos que ela só avança em outros cães quando estamos por perto, nem eu e nem meu pai vamos na direção dela quando ela vai cheirar outro cachorro. Se ela se sente incomodada, corre até a gente. Se o cachorro vai atrás, um segura ela, enquanto o outro tenta manter o cão insistente afastado.

Hoje os cães insistentes do dia foram a Lilica e o Frederico. Uma Basset Hound e um Yorkshire. A Lilica vinha até a gente, ficava em volta latindo, mas não se aproximava. Isso intimidava um pouco a Xira, então eu me afastava e ela vinha junto. Já o Fred ficou fissurado por ela, por falta de termo melhor. Ele literalmente andava grudado nela. 
Nisso, a Xi deu umas avançadas porque eu tava com ela na guia quando ele se aproximou primeiro, enquanto eu fui fechar o portão. Coisa de latir e rosnar e tentar avançar, mas como eu tava segurando ela firme, nada muito preocupante. 

Então, soltei ela e fui pro lado oposto dos cães. Ela veio atrás, cheirou a praça, correu, catou pauzinhos, etc. Uma hora eu cansei e sentei num banco, ao lado do meu pai. Xira acabou se interessando pela movimentação dos cães, até porque, Fred latia e chorava por ela porque a dona dele - uma gorda asquerosa, já explico - tem medo da Xira, e um ódio mortal por ela (?), no que a minha cachorra convidou o Frederico pra brincar, mas sem sucesso, porque a dona não deixava ela se aproximar dele. Daí ela foi, cheirou, brincou, fez festa pras pessoas, chamamos e ela voltou. 

Em algum momento, no final do dia, a dona do Frederico e da Lilica soltou o Frederico de novo e ele foi imediatamente na direção da Xira, que estava com o meu pai. Ele segurou ela, e um maltês (chamado Júnior) foi atrás. Eu peguei o Fred no colo e devolvi pra dona, no que ela, grosseiramente responde:
- Ele quer brincar, mas com essa cachorra aí não dá, ela vai dar uma bocada só nele e vai matar o Fred, ela é muito agressiva!
No que eu, com a minha doce e gentil comunicação, retruquei:
- Ela não é esse monstro todo, ela só avança quando tá perto da gente. Ela foi lá pra perto dos outros cachorros e não aconteceu nada, tu viu!

Ela saiu resmungando e eu saí xingando ela e reclamando pro meu pai, que respondeu delicadamente:
- Ela que vá pra puta que pariu e venha pra praça em outro horário então!
O jeito que ela falava, era como se estivesse ofendida por nós termos levado a Xi na praça e soltado ela. Ela já avançou em alguns cães, já machucou aquela cocker, a Mel, e todos entenderam e foram respeitosos. Aí vem essa gorda estúpida com medo que ela avance no York dela, sendo QUE a Lilica se aproximou da Xira tranquilamente, e a Xi já havia avançado nela em outro momento, e a dona não fez nada. Ela deve achar que a Lilica pode com a Xira, sendo que a Xi é muito maior que ela (só uns 30cm de diferença e alguns de largura, além de ser muito mais rápida e ágil). 

Tirando essa vaca 8) o dia correu bem, Xi foi muito bem, o que me deu até vontade de premiar ela com uma comidinha de gente, que ela nem gosta haueheuaua 

Em outro momento, deixaram o portão aberto e eu não vi. E a Xi nem cogitou ir até lá, o que me deixou muito satisfeita.
Também fez festa pras crianças e rolou na grama.
Pena que não achou nenhum cachorrinho pra brincar e socializar melhor, mas quem sabe amanhã...

Nenhum comentário: