23.12.10

Dessensibilização e Contracondicionamento

Twit This!
Dessensibilização

É um processo que consiste em diminuir a força de uma resposta a um determinado estímulo.Tiremos como exemplo um  cão que teve uma infância pobre no que diz respeito a sua fase de impressão, e apresente medo de baldes e vassouras. Através da dessensibilização podemos reduzir o medo do cão em relação aos objetos. Apresentamos o estímulo que evoca a reação emocional (medo) ao cão de uma forma segura, ou seja a uma distância que não venha a evocar o medo. Isso por si só é a dessensibilização.

No caso do Cesar, ele chega ao ponto de deixar o cão em choque. O que ele chama de cão "calmo e assertivo/submisso" nada mais é que um cão que não pôde fugir daquilo que lhe causa medo - tendo como reação do cão a agressão ou não -, e teve seus ataques frustrados, ficando, dessa forma, tenso, olhos arregalados, orelhas pra trás, lábios repuxados, desvio do olhar, respiração dificulta.

Contracondicionamento

É a apresentação de um estímulo positivo ao cão durante a fase de dessensibilização utilizando como princípio o condicionamento pavloviano. A dica é apresentar algo positivo porém  que o cão goste todas as vezes em que a situação causadora do medo aparecer. Devemos  tirar  proveito dos momentos de descontração apresentado pelo cão devido a apresentação do RP, para procedermos com a diminuição da  distância do cão em relação aos objetos que ele têm medo. Não devemos ficar ansiosos em reduzir essa distância, paciência nessa técnica é fundamental, cada animal terá o seu tempo. Outra dica é a utilização de marcadores durante esse processo, sessões curtas e com taxas elevadas de reforços apresentam melhores resultados.

Nesse caso, Cesar não usa essa técnica com medo que o cão associe os petiscos ao medo, ou o carinho, ou o contato visual, ou até mesmo a fala. O segredo é ter o timming certo, o marcador pode ser um clicker (qualquer objeto que faça um som exótico para o cão, nada muito comum, que ele ouça pouco ou nunca no dia-a-dia, como um apito para cães, por exemplo, ou um clicker da bitcão). Mesmo assim, se mal aplicadas, ou aplicadas num cão sensível, poderá causar sérios traumas e ao longo do tempo tende a perder o efeito, como no relato da bitcão em relação a uma border collie com medo de todo tipo de barulho alto.

por Carlos Leite em 27.09.2008

As partes em itálico são notas minhas, baseadas em textos que li e pesquisei. 

Nenhum comentário: