11.1.11

A Mulher Ofendida - Caminhada de Hoje - O Toque da Xira de Ontem

Twit This!
Bom, ontem eu não postei porque tava cansada, com fome, e com um pouco de sono. Acabei me focando nessas coisinhas e fui comer, descansar, dormir um pouco e tal.

Ontem fomos pra praça duas vezes: às 18hs e às 20hs. Às 18hs a dona do Frederico e da Lilica tava lá. Imediatamente ela entrou em parafuso quando nos viu e gritou desesperada pro Fred voltar. 
No que meu pai, brincando, disse: Vem cá, por que a gente não combina um horário pra vir? Daí a senhora me liga ou eu te ligo, pra gente não se encontrar... 
A moça, muito simpática, responde: Mas beeeem capaz que eu vou ligar pra poder vir pra praça! 
Meu pai, vendo que a mulher ficou braba, largou toda aquela ofensa reprimida: É, né! A senhora é dona da praça, eu tenho que pedir permissão pra trazer a minha cachorra aqui! 

Acho que não preciso dizer que a mulher além de ter ido embora, ameaçou levar o marido dela pra tirar a limpo essa história. Eu ri. 
Meu pai, emputecido, disse que ia dar um tiro nela e no marido se isso acontecesse (policial aposentado). É claro que se ele faz isso, ele morre. Pressão alta e coisa e tal.

Agora são 19:30, e meu pai foi tirar um cochilo. Se ele acordar às 20hs, levaremos os cães na praça, se não, uma voltinha na quadra pra desestressar, até porque, já saimos por quase duas horas e os cães estão exaustos. 

Falar em exaustão, ontem à noite eu fui pegar o ossinho que a Xira tava roendo e ela segurou a minha mão com a boca, depois de pôr o focinho na frente do osso e eu insistir. Claro que ela não me mordeu, e ainda rosnou pra mim quando me "mordeu", mas, vamos raciocinar:
Ela colocou o focinho como quem dizia: não pega, eu tô ocupada aqui, ainda não terminei!
Aí eu insisti e peguei o osso, no que ela segurou minha mão com os dentes - como alguém que segura a mão de uma criança quando essa vai pegar algo que não deveria - e soltou um rosnado como quem reclama: não pega! eu tô usando isso aqui! não quero brincar! tira a mão!
Tanto é que eu consegui pegar ela pelo cangote e ela soltou minha mão. Se ela quisesse me morder, tadinha de mim...

Por isso eu digo para nunca insistirem com os seus cães e nunca levarem a mal um toque com a boca, afinal, a boca é o único instrumento que eles têm pra segurarem algo, se defenderem, brincarem e até demonstrarem medo. Além do mais, existem milhares de variáveis de rosnados e latidos - ansiedade, aviso, reclamação, agressividade - é importante o dono saber distinguir cada tipo pra não interpretar o cão erroneamente e condená-lo, o cão não vai entender o que fez de errado. Se o cão comunica algo claramente, ele tem o direito de ser respeitado, afinal, não gostaríamos que eles comessem cocô, enquanto a gente segura eles. É uma forma de respeito recíproco. Eu não provoco ela e ela não me provoca.

Mas foi só um deslize. Ainda virão outros aheuheauhuea

Um comentário:

Daniê Kitsch disse...

Adoro esses frequentadores da pracina, desgostosos com a presença da Xira. HIOAHIOAHIOAHIOAHI