23.12.10

Dessensibilização e Contracondicionamento

Twit This!
Dessensibilização

É um processo que consiste em diminuir a força de uma resposta a um determinado estímulo.Tiremos como exemplo um  cão que teve uma infância pobre no que diz respeito a sua fase de impressão, e apresente medo de baldes e vassouras. Através da dessensibilização podemos reduzir o medo do cão em relação aos objetos. Apresentamos o estímulo que evoca a reação emocional (medo) ao cão de uma forma segura, ou seja a uma distância que não venha a evocar o medo. Isso por si só é a dessensibilização.

No caso do Cesar, ele chega ao ponto de deixar o cão em choque. O que ele chama de cão "calmo e assertivo/submisso" nada mais é que um cão que não pôde fugir daquilo que lhe causa medo - tendo como reação do cão a agressão ou não -, e teve seus ataques frustrados, ficando, dessa forma, tenso, olhos arregalados, orelhas pra trás, lábios repuxados, desvio do olhar, respiração dificulta.

Contracondicionamento

É a apresentação de um estímulo positivo ao cão durante a fase de dessensibilização utilizando como princípio o condicionamento pavloviano. A dica é apresentar algo positivo porém  que o cão goste todas as vezes em que a situação causadora do medo aparecer. Devemos  tirar  proveito dos momentos de descontração apresentado pelo cão devido a apresentação do RP, para procedermos com a diminuição da  distância do cão em relação aos objetos que ele têm medo. Não devemos ficar ansiosos em reduzir essa distância, paciência nessa técnica é fundamental, cada animal terá o seu tempo. Outra dica é a utilização de marcadores durante esse processo, sessões curtas e com taxas elevadas de reforços apresentam melhores resultados.

Nesse caso, Cesar não usa essa técnica com medo que o cão associe os petiscos ao medo, ou o carinho, ou o contato visual, ou até mesmo a fala. O segredo é ter o timming certo, o marcador pode ser um clicker (qualquer objeto que faça um som exótico para o cão, nada muito comum, que ele ouça pouco ou nunca no dia-a-dia, como um apito para cães, por exemplo, ou um clicker da bitcão). Mesmo assim, se mal aplicadas, ou aplicadas num cão sensível, poderá causar sérios traumas e ao longo do tempo tende a perder o efeito, como no relato da bitcão em relação a uma border collie com medo de todo tipo de barulho alto.

por Carlos Leite em 27.09.2008

As partes em itálico são notas minhas, baseadas em textos que li e pesquisei. 

Post Longo

Twit This!
os passeios
As idas à praça com a Xira têm recaídas, mas em geral eu vejo alguma melhora em como ela lida com cães - ela tem sido mais atacada do que tem atacado, o que não acontecia antes e não, isso não é bom, pois ela pode ficar traumatizada ou aprender a atacar antes. O que posso dizer é que aprendi que soltar um cão, mesmo que num parque pra cães, não é legal. Isso porque se o teu cachorro é manso, o outro correndo daquele lado de lá pode não ser receptivo ao teu cachorro. Nada de brabeza, só não ser receptivo: brigar por território, se sentir ameaçado/assustado, não ser submisso a outros cães ou até má socialização. Sem contar o risco de fuga e atropelamento.

cesar millan
Em todo o caso, eu venho discutido algo que tem me atrapalhado em muito no relacionamento da Xira com outros cães e no meu mesmo com outros donos: a fama do Cesar Millan. Por quê? 

Bom, primeiramente eu gostaria de dizer que li muito sobre os métodos de "adestramento" (entre áspas porque de acordo com ele, não é o que ele faz; o que ele faz nas palavras dele, é reabilitação, o que eu acredito ser uma palavra mais adequada pra psicologia canina usando reforço positivo do que pro que ele faz, que é a dessensibilização e contracondicionamento - pesquisem) do Cesar Millan e não faz meu gênero. Acho agressivo e vago demais. 
Na verdade, do trabalho dele quem cuida é ele. Isso não é problema meu. O grande problema é gente desinformada - não que eu seja a mais sabichona do mundo, aliás, sei muito pouco sobre adestramento - defenda cegamente suas técnicas sem antes conhecer todas as possibilidades. Ou, pelo menos, se informar sobre as técnicas usadas no programa do dito cujo.

O que eu queria, era poder pegar minha listinha de livros, baixar e ler os mais importantes - ou possíveis - pra poder comunicar melhor o que quero dizer. Mas vamos ao exemplo:

Em um belo dia de sol, uma senhora de cabelo pintado de vermelho - não ruivo, vermelho! - se aproxima com seu cocker dourado, chamado Bob, de oito anos. Como todo o cocker, ele tem um temperamento difícil por ser teimoso e a senhora de cabelo curtinho e vermelho comenta orgulhosamente:
- Já viu O Encantador de Cães? Eu apliquei as técnicas dele com o Bob pra ele andar do meu lado, e funcionou muito bem. Tu deveria tentar na tua! Porque é fácil, é só ter uma energia calma e ser firme, mostrar pro cão quem manda. Eu tive um pouco de dificuldade, mas hoje, ele anda do meu lado direitinho. 

No que me pego pensando em como será que ela tentou ensinar o cão a andar ao lado dela. Ter uma "energia calma" e "mostrar quem manda" simplesmente não me diz nada. Dar puxões na guia pro lado? Cutucões? Não, obrigada. 

Outra coisa que ele diz, é que o cão é o irracional, mas não é. Todo animal com capacidade de resolver problemas é considerado racional. Cada um de seu modo, à medida que o genótipo permite. E a partir disso, é naturalmente impossível que eles nos vejam como cães, assim como Cesar insiste. Explico:

1) Eles têm pêlos. Nós, temos roupas. Eles sabem o que são roupas? Não acho que um cão consiga definir o que é uma coisa que colocamos e tiramos todos os dias. Talvez eles consigam diferenciar os cheiros dos tecidos, sendo assim, temos vários cheiros ao longo do dia, ao longo da semana, ao longo do mês, que mudam, se misturando ao cheiro do nosso corpo, ao cheiro do cigarro que fumamos, do álcool que bebemos. E isso acaba criando um monte de cheiros específicos que nos distinguem para os cães (ou será que o cheiro do tecido da roupa fica impregnado com o nosso? E o sabão em pó?). Não, nada disso é ciência, apenas uma teoria baseada no olfato dos cães. Coisa minha.

Sabemos que roupas, tecidos, nossa pele, o cigarro, a bebida, nada disso tem cheiro de cachorro. Cada cachorro tem seu cheiro próprio, isso é óbvio e de senso comum. Mas, cachorro tem cheiro de cachorro assim como gato tem cheiro de gato, certo? Se seguirmos essa linha de raciocínio - e não estou dizendo que estou 100% correta, afinal, quem realmente está? -, acho que podemos concordar que os cães não nos vêem como outros cães. Também não emitimos os mesmos sons que eles, não temos as mesmas expressões corporais que eles. Se fosse o caso de cães nos verem como iguais, eles nos cumprimentariam cheirando nosso traseiro em busca de alguma identificação da glândula odorífica, correto? Pois a única vez que a Xira cheirou minha bunda, foi quando eu sentei no banco de um táxi e voltei pra casa. Ela estava apenas reconhecendo o local por onde passei, que tem milhões de cheiros diferentes.

2) Falemos sobre matilha: eu procurei e dei uma lida sobre diferenças entre cães selvagens, cães domesticados, lobos e chacais. O cão selvagem - aquele arisco à sociedade, mesmo vivendo nela, como o Dingo - não vive em matilhas. Eles formam um casal, criam seus filhotes, aos 2 anos dos filhotes, cada um vai para o seu lado e os filhotes formam novas famílias, assim como o casal que os gerou. O chacal vive sozinho e até briga agressivamente por território e comida se outro chacal aparecer. Foi comprovado que apenas em algumas regiões - onde a comida é escassa ou de difícil acesso, como ter que caçar bisões - os lobos, no inverno, formam matilhas familiares pra ter mais chances de sobreviver. Depois disso, voltam a se dispersar, mantendo algumas vezes, o convívio entre macho e fêmea alfa. Os filhotes e filhotes dos filhotes, se dispersam. As hienas não são tão próximas dos cães, mas essas sim vivem em matilhas e mesmo assim, algumas saem da segurança da matilha e arriscam caçarem sozinhas. Cães vira-latas ou rafeiros, mesmo: alguém já viu matilhas de cães? No mais, vi cães em duplas, geralmente um macho e uma fêmea, pra garantir a reprodução, sendo mais fácil acharem alimento se tiverem ajuda mútua, etc. Não que cães não sejam animais de matilha, mas são extremamente adaptáveis e creio que vivem conosco mais por amizade, coleguismo, até por comodismo (quer vida melhor que receber comida, água, disponível 24hs do dia sem ter que fazer nenhum esforço e ainda poder brincar, pular e sair pra passear?), do que matilha propriamente dita. Talvez nos vejam como entes queridos, e eu acredito nisso. Mas por que um cão iria querer disputar liderança, se nós nunca vamos comer o resto de ração deles? Ou deitar de barriga pra baixo, deixar eles montarem em nós pra mostrar submissão a eles, deixarem eles dormirem nas nossas camas enquanto dormimos no chão? Um cão dominante come a melhor parte da "carcaça" e deixa o resto pros dominados. Nós comemos a comida boa e deixamos a ração ou restos de nossas comidas pra eles. Somos os dominantes? Daí eles quererem nos enfrentar? Acho que eles nos enfrentam por milhares de motivos, e isso inclui maus tratos, teimosia, desagrado, traumas, sustos, hormônios, estresse, mimos demais - deixando o cão achando que se tu não der o que ele quer não tá bom, te forçando agressivamente a isso, assim como crianças à lá Supernanny. Acredito sim que alguns cães se "revoltem" conosco - não faça isso! não gosto dessa coisa com esse troço que sai água! sai daqui! vou te morder! há, você mereceu, eu mandei não me molhar nesse lugar. E não gosto dessa coisa gelatinosa desse pote aí. Arde meu focinho. Se tentar se aproximar, te mordo de novo!

Então sim, eu discordo do Cesar. Mas isso sou eu. Tu pode concordar, achar tudo maravilhoso e tudo bem, eu respeito. Mas exijo que me respeitem também. Dizer que a minha cadela avança nos outros, foge da praça e tem medo de mendigos porque eu, do outro lado da pracinha estou preocupada que ela fuja e seja atropelada? Cães enxergam, de longe, como bebês: apenas borrões. Como ela leria a minha expressão corporal? (E isso sim, foi comprovado que cães conseguem fazer! Cães nos entendem) De acordo com os seguidores/fãs/entendidos do Cesar, ela sentiu a minha energia. Sinto muito, ao meu ver, cães não são médiuns: são cães, animais de uma espécie diferente complexa e super interessante que evoluiu ao lado da nossa civilização durante milhares de anos pra chegar ao nível de compreensão que chegou. E infelizmente, não sabemos quase nada sobre nossos melhores amigos

Agora, quero comentar sobre um comercial que passa no Animal Planet do programa O Encantador de Cães, que creio, todos - ou pelo menos a grande maioria - já viram: a moça reclama, ao lado de outra moça, que o teckel (ou linguicinha) macho dela tem ciúmes da amiga, que avança e etc. Ok. Em todo o caso, o cão vira de barriga pra cima e relaxa (sim, meus caros, aquilo é um cão relaxado e tranquilo!), no que Cesar diz algo assim: Ele é castrado? Porque ele virou e mostrou que não era castrado. 

Agora, o que é castração? É uma cirurgia onde removem-se os testículos do cão, nesse caso. Coloquem-se no lugar do cão. Estão super felizes brincando em sua casa, com seus donos, no que em algum momento o dono pega a coleira, que claramente àquela altura, significa RUA! Aí, vocês pensam: "Oba! Passeio! Rua! Cheiros! Sol!" e abanam o rabo freneticamente, orelhas pra trás, boca aberta e puxada pra trás, mostrando claramente que vocês estão FELIZES em ver aquele objeto.

Então a fase dois: o passeio até a clínica. 
Cheiros, muitos cheiros, pessoas, pessoas indo e vindo, cães passam pra cá e pra lá, onde estão indo? Quero cheirar tudo, ôpa, uma cadelinha no cio passou aqui, que faceirice, você vai me levar pra ela? Ela parece tão receptiva, acho que vou fazer xixi aqui, olha um gato bem ali! Eu quero pegar! Só brincar! Prometo não fazer nada errado! Ah, ok, vamos por aqui então. O que tem aqui? Que coisa gigante que abre e fecha é isso? Não parece com nada que temos lá em casa. Ah, certo, cães. Mas o cheiro daqui é diferente, por que tem cães chorando? O que tem aqui? Ah, olha! Uma pessoa! Adoro conhecer pessoas novas, posso ir cheirar aquele ali? Também gosto de conhecer cães novos, ele parece tão agitado, eu preciso cheirar! Ah, droga, por que fechou essa coisa na minha cara? Aaaahhh, carinho, carinho, carinho, preciso te beijar, eu adorei tanto o seu carinho! Tá falando comigo? Meu Deus, olha só, ele tá falando comigo, é comigo né? Tem que ser comigo, só tem eu e meu dono aqui e ele tá olhando pra mim e ôpa! Que que você tá fazendo? Ah, certo, que coisa metálica e cinza é essa? Quero descer, tenho medo de altura, rabo entre as pernas, orelhas pra trás, cabeça baixa, tenho que mostrar que estou com medo, mas ele não me tira daqui! Que que eles estão falando? Estão falando certo? Estou tão ansioso e tão nervoso, eu queria sair daqui. Ele está querendo que eu deite? Tá, eu deito, assim, pronto? Posso descer agora? Por favor, por favor, por favor, não gostei dessa coisa gelada e o chão tá logo ali, quero voltar pra outra salinha conhecer cães novos, por que continuam chorando? Ah socorro! Ele tá enfiando um troço no meu braço e dói! Que que é isso? Que que vai acontecer comigo? Eu tô ficando com sono...Com muito sono. Nem quero mais ir pro chão... Vou só tirar um cochilo... Tô cansado.

Após a cirurgia, o cão acorda com um colar elizabetano - que ele também não sabe o que é - dentro de uma gaiola, às vezes com soro, às vezes não, e nem sabe o que passou ou o que perdeu no caminho. O cão SABE que foi castrado? O cão do veterinário vai e comunica? Como assim? É uma ofensa à minha humilde inteligência.

Só pra deixar bem claro que, por favor, parem de me importunar com o Cesar Millan. 8) Porque eu não concordo com o modo dele pensar, a lógica dele, não tem lógica pra mim. E ponto. Isso é que nem religião, política e futebol, não se discute, apenas se aceita. Opinião é que nem cu, cada um tem o seu. Pronto, falei!

18.12.10

Cabeçalho

Twit This!
Cabeçalho simples, mas novo, finalmente no ar.
Claro que a votação toda foi feita pelo msn, como eu imaginei, então não farei mais nada interativo no blog, por pura revolta.

Tem feito muito calor aqui em Porto Alegre - coisa de 33ºC - e em função disso eu tenho tido muitas dores de cabeça fortíssimas, então tenho saído com a Xi mais tarde.
Também temos fechado um dos portões da pracinha, pra poder soltar ela.

Nada muito diferente.
Ela ganhou dois brinquedos, uma bola de tênis (que ela provavelmente jogou pela sacada, porque eu não tô achando) e um ossinho de borracha que ela gosta, mas não adora, como era o caso da bola.

Enfim, eu tava aqui, lendo meu twitter, quando o @QueridoCachorro twitta sobre uma imagem com o ciclo do carrapato, que eu passo adiante aqui no blog:



E esse é o site da imagem, com informações sobre o parasita. 

16.12.10

Tá chegando o Natal

Twit This!
O Natal é semana que vem! 
Eu comprei um pinheiro, to chamando ele de Alca (de Alcachofra, mas como é uma planta, ai não dá)
A Xi nem implicou com ele, tá aqui no quarto, inteirinho. O Gugui já se interessou mais, ficou com o focinho cheio de terra, tadinho...

Hoje fomos pra praça de novo. O tempo tava feio, tava ventando, friozinho, parecia que ia chover a qualquer momento, daí, ninguém levou o cachorro pra lá. Soltei ela. Corri com ela, brinquei, sempre de olho, logicamente.
Daí, como eu corri e bati palmas pra ela saber onde eu tava, ela não saiu por ai bancando a boazona. E como não teve cães na praça, ela não avançou em ninguém. Um dia feio, mas perfeito pra ela hauehaue

Uma amiga disse que ia dar uns brinquedos pra Xi, agora é esperar e ver.
Amanhã vou ligar e marcar o exame da perebinha da perna dela que já tá uma perebona.

Também vou comprar coisinhas pra enfeitar o pinheiro. Dúvida: como saber se um pinheiro é macho ou fêmea? Vou procurar no Google.

Hoje eu - a mando de meu irresponsabilíssimo (essa palavra existe?) pai - deixei a Xira olhar o Gugui enquanto ele, descaradamente, roubava a carne dela. Não deu em nada! 
Pra quem não gosta de cães isso nem é grande coisa. "Tá, ela não avançou nele, e daí? Deixa a cachorra ser cachorra". Mas pra mim que via ela avançar no Gugui dois por três é motivo de dar um ossão de natal pra ela. E eu vou. (:

Mais tarde ela tava na sacada, como de costume, e eu vim pro quarto. Não demorou pra ela se desesperar e me procurar por tudo quanto é canto da casa até eu passar por ela e ela insistir pra eu dar atenção e brincar.

Também aconteceu algo que me deixou, por falta de termo melhor, honrada. É uma palavra que eu odeio usar, mas não achei uma melhor mesmo. Enfim, o que aconteceu? A Xira pegou uma preciosa carninha dela e guardou do meu lado, bem grudadinha em mim. Daí depois de um tempo ela comeu, claro. Mas um cachorro confiar a comida a alguém deve equivaler a alguém confiar uma conta bancária a outra pessoa ou algo assim, principalmente uma cadela acostumada a disputas como ela, que ainda rosna volta e meia pro meu pai quando ele mexe na comida dela.

Cada dia que passa, ela me deixa mais feliz e orgulhosa dos progressos que temos feito como dono-cão. ♥ Quem tem cão, entende.

14.12.10

Praça

Twit This!
Hoje a Xi foi pra praça de novo.
Ela se deu muito bem com os outros cães, não emburrou tão cedo. Nisso, ela saiu correndo toda faceira e saiu da praça pra rua! Ai eu fui atrás. O bom é que ela é bem bobalhona, então foi só eu incentivar ela a correr atrás de mim e entrar na praça que ela foi atrás.

Quando chegaram dois mestiços de Schnnauzer x Pastor Alemão de 5 meses e 17kg - a Xira pesa 14kg -, ela avançou neles, na Mel - uma cocker spaniel preta e branca - e não quis mais saber de brincar, ficou toda tensa. Ai me sentei no banco com o meu pai e o Gugui e ela deitou no chão, mais calma.

Tá sendo pior que fazer a socialização de um filhote :| já que o estrago de uma mordidinha da Xira comparada à de um filhote é bem maior.

E hoje eu me formei no curso de maquiagem. Yey!

11.12.10

Votação

Twit This!
Há! Consegui fazer o template do blog, o problema é que eu tô em dúvida. Então decidi deixar o povo escolher por mim. (:
Clique nas imagens pra aumentar.

Nº 1

Nº 2



 Nº 3



As diferenças são poucas, algumas nuances, luminosidade, colocação exata do texto, etc. Nada muito radical. Se eu achar um programa bonzinho - que de preferência instale, né senhor photofiltre? /indicaçãodadanie -, eu vou me aperfeiçoando devagarzinho e ai vou variar mais.

A votação termina dia 18.12
De preferência enviar os votos pro e-mail blade_mcslain@hotmail.com com o título Voto


Importante:
Se essa votação não render, não farei mais porcaria nenhuma desse tipo. u_u
Twit This!
Tirei um monte de fotos esses dias e já passei pro computador, só falta passar pro flickr, que pretendo fazer hoje ou amanhã, dependendo do meu humor.

Levei a Xi no veterinário e o exame sai R$40,00, mas vale à pena. Quarta ou quinta vou marcar o exame.

Segunda comecei meu curso de maquiagem, então quarta dessa semana ou na outra, já começo a trabalhar. Yey! *-*

Claro que ainda tem milhões de cursos que eu quero, tipo Enfermagem, Técnico em Veterinária (só pra ter uma base, faculdade eu vejo mais tarde), WebDesigner, Fotografia, Jornalismo, Banho e Tosa, Adestramento e Comportamento Canino, e por ai vai. Pena que me formar no ensino médio eu não quero...

E quem sabe uma faculdade de veterinária ou biologia mais tarde? Enfim.

Ontem levamos a Xira na pracinha aqui perto de casa, que é uma praça pra soltar os cachorros. O Gugui se interessou por uma York fêmea toda pretinha. Xira rosnou pra ela, então decidimos - eu e meu pai - deixar ela na guia. Quando o movimento passou, soltamos. 
Ela correu, correu, correu, brincou com a Jamaica - uma cadelinha preta e peludinha - com o grupo que tava com o dono dela, ai tá, se aquietou.
Passado um tempo, ela se avançou na Jamaica por ela ter tentado montar nela. Depois, de novo, mas com mais vontade.
Ai prendemos as duas em suas respectivas guias pra não dar mais problemas. Xira sentou no meio das minhas pernas e ficou.

20:30 saimos da praça.

Ontem, lá pelas 00:30, eu vomitei e passei super mal em função de ter tomado um Dorflex de estômago vazio. Agora tô só com dor de barriga, uma azia bem fraquinha e incômoda mesmo.
Daí, depois que eu melhorei um pouquinho, a Xira ia e voltava do quarto, o tempo todo. Não dei muita bola, e quando fui dormir e acender o abajur - que fica num lugar estratégico em cima da mesa do meu pc e com o fio por trás -, quem eu encontro? A Albina! Bem de boa na lagoa... Como ela foi parar no chão eu não sei, mas a Xi cuidou pra ela não ir longe e não avançou. Que bom, podia ter morrido, a desgraçada.

Acho que eu fiquei com mais medo que ela haeuheuahu

Quanto ao blog, vai demorar mesmo pra eu fazer um template novo. Acho que preciso de alguém que saiba mexer no photoshop... ou um pc que o photo funcione! Enquanto isso, eu tento me virar com o Picasa.


4.12.10

Cão Encontrado

Twit This!
Hoje eu fui comprar açúcar no Alemão e passei por um vizinho. Quando fui atravessar a rua, vi um cachorro deitado na frente dele. Dei carinho tanto quanto ele e a - creio eu - namorada dele, mas o bicho se grudou em mim! 
Dei comida e água, mas ele não parou pra comer muito. Parecia estar confuso.

Meu vizinho tirou fotos, amanhã vou pedir pra me enviar por email e então atualizo aqui.
Estamos chamando ele de Toronto ou Gordo, e ele entende bem o comando "vem". Como o nome sugere, ele é gordinho, não obeeeso, mas é largo. Tem pêlo médio - é espesso, mas não chega a ser longo como o de um collie, é mais parecido com o comprimento do pêlo de um border collie -, predominantemente branco com manchas pretas, inclusive uma manchona em cada olho, cobrindo também as orelhas que são pequenas, mas caídas.

É jovem, não deve ter mais de 2 anos e se dá muito mal com outros cães. Não sei se por medo ou se por costume. Não chegou a pegar o cachorro que passou por nós e machucar e tal, mas avançou e mordeu.
Também não gosta de ser pego, rosna e tudo.
Demonstrou muito medo de entrar no prédio, não sei se por ser um lugar estranho pra ele ou se por estar acostumado com casa com pátio e tal, ou por simples medo e desconfiança. Andou comigo sem guia o tempo todo, mas era eu fechar a porta do prédio que ele ia embora. E talvez tenha ido pra sempre.

Se alguém perdeu um cachorro preto e branco, peludo, gordo e de mais ou menos 40cm da cernelha, de orelhas caidas, olhinhos meio puxados e que tenha algum sinal desses temperamentos, pode enviar mensagem pro meu email com fotos pra eu identificar: blade_mcslain@hotmail.com

Como eu tenho um York pequeno, velhinho, brabo e não castrado, mais a Xira que é grandinha, não pude colocar ele pra dentro. Eu ia tentar, apesar do inconveniente, mas ele tava com muito medo, muito mesmo.
Procurei em Achados e Perdidos dos sites bicho de rua e duas mãos quatro patas, mas não achei nada.

Além de tudo isso, tentei colocar uma coleira velha da Xira, mas ele era muito mais gordo que ela, a coleira não coube.

Ele correu atrás de duas caminhonetes, demonstrou pavor de motos e motoqueiros e tem preferência por ração à carne (ao contrário da Xira, que morre de fome e não come ração!). 

Se alguém conhece um cachorro assim que foi largado ou perdeu ou perdeu e não pode pegar de volta, quem sabe ajuda a doar ele? Ele parece bem perdido e ninguém nunca viu ele aqui no bairro (Menino Deus) e mesmo se apegando a mim, não confiou o suficiente pra deixar eu ajudar.

Grata.

Nota: o cão era parecido com essa cadela (só que tinha pêlo comprido e o rabo era TODO branco)


3.12.10

Branca

Twit This!


Encontrei a Branca no bairro Menino Deus. Acho que foi perdida. É uma cachorra de porte médio, muito meiga e alegre, mas não gosta muito de outros animais. Está castrada e vacinada 
Contato com Mari - 9695-0846

Zoinho

Twit This!
ZOINHO - POODLE MIX





Esse simpático cãozinho foi encontrado no bairro Belém Novo. Um dos olhinhos estava pendurado. Zoinho é alegre e brincalhão. Convive bem com outros animais e tem uma franjinha que esconde aquele olhinho que perdeu. É lindo. Contatos com as Dras. Chintia e Adriana pelos fones: 9698-3582 e 9804-2197.





Filhotes da Cecilia

Twit This!
CECÍLIA E FILHOTES

Lembram do caso da Cecilia resgatada junto com os seus 9 filhotes? 6 já foram doados e tenho os últimos 3 da ninhada. 2 machos e uma fêmea, lindos, que já estão com uns dois meses e meio.
Pro favor, me ajudem a divulgar eles. Preciso encontrar um lar com urgência.

A Cecilia será castrada quando todos forem doados e também precisa encontrar um lar. Ela é um doce e foi uma mãezona maravilhosa, cuidando deles com muito carinho.

Contatos: Elena (51) 9249-9999
maers@terra.com.br



porto alegre - rs

Brad

Twit This!
BRAD - MESTIÇO DE PITBULL


Este lindão passou por muitas coisas e só agora está feliz e recuperado. Ele é maravilhoso, dócil, convive muito bem com cadelas, com crianças e só precisa de um lar com muito carinho.

Graças a uma amiga muito especial (obrigado Berenice), ele ganhou 3 meses numa casa de passagem. Mas agora está chegando o fim e precisamos encontrar uma família para ele.

Por favor, nos ajudem a divulgar.
Contatos:
Contatos: Camila Bender Camila.bender@hotmail.com
Elena elena.amoretti@terra.com.br


Um lugar para 3 gatos

Twit This!
LAR TEMPORÁRIO PARA TRÊS GATOS - URGENTE

Hoje pela manha me ligou a sindica de um prédio que fica no centro de POA. Me contou que uma senhora que morava ali, junto com a sua filha de 13 anos, ficou doente e internada durante 90 dias. Lamentavelmente, faleceu nesta semana. Ela tinha 4 gatos. O ex marido, que mora em Rio Grande, veio para fechar o apartamento e levar a filha com ele. Ele trabalha como zelador num prédio lá. São pessoas simples e sem condições de levar os gatos com eles pro falta de lugar. Já conseguiram doar um mas faltam 3. No final de semana tem que entregar o apartamento e não sabem o que fazer com eles. Também não acredito que tenham dinheiro para pagar uma casa de passagem para eles. E como moram longe,  isso não seria uma solução.

Desculpem mas eu só posso repassar.

Se alguém puder ajudar, pro favor ligue para a Mara: (51) 9888-2212

Muito obrigado.


porto alegre - rs

Lista de Natal

Twit This!
Afinal, o Natal tá ai e, mesmo que eu não ganhe nada de ninguém, não custa tentar. x)

Eu e a Xira precisamos de:
1 clicker
1 petisqueira 
1 mochila pra cachorro [média]
1 coleira de nylon ajustável [média]
1 Easy Walk [pequeno/médio]
Vários petiscos
Brinquedos
1 Pet Stages - para cães médios
1 Premier Sheepskin Bola
1 Kyjen - Invincibles Snakes
1 Bebedouro Portátil Pet Drink

Os super hiper ultra giga plus mega necessários estão em negrito.
O clicker eu preciso porque to usando tomada; a petisqueira porque uso os bolsos e nunca tem espaço o suficiente pra quantidade que eu preciso de petisco; a Easy Walk porque ela puxa o enforcador e eu não quero que ela se machuque; o bebedor portátil porque costumamos fazer longas caminhadas finais de semana e ela morre de sede sempre e eu tenho que inventar mil e um métodos pra cuidar dela.

Atenção: não tô reclamando, eu me viro com o que tenho muito bem, mas seria bom ter essas coisinhas, né? ;~ Conforto nunca matou ninguém... aheuhaue

Nota: sempre tem um que outro que deve se perguntar se não é mais fácil eu adestrar ela pra que não puxe a guia. Talvez seja, não sei. Não sou profissional, nem tenho curso, sou só metida mesmo... E minha prioridade no momento é fazer ela parar de avançar nas pessoas alheias, por mais esquisitas que algumas sejam.


Espirro Reverso

Twit This!
Xira anda fazendo uns barulhos estranhos, então lembrei de uma pesquisa que eu fiz há um tempo atrás sobre espirro reverso e decidi postar algo sobre, aproveitar e me informar melhor. O interessante é que meus dois cães fazem barulhos de engasgos; coisas da vida.

O Gugui faz barulho desde os quatro meses quando sente falta de ar. Ele está com 12 anos. Já acharam que era tosse dos canis, pneumonia, asma... e ele até tem asma e teve pneumonia duas vezes, mas na realidade ele tem colapso de traquéia, que nada mais é do que um estreitamento em algum ponto da traquéia, dificultando a passagem do ar. 

Ok, mas o que isso tem a ver com espirro reverso?
O barulho é muito parecido. Na realidade, chega a ser "confundível". Meu York pesa 1,8kg e mede 24cm da cernelha. Minha SRD mede 41cm da cernelha e pesa 18kg e os barulhos são quase iguais. A diferença tá no nível de ocorrência, na posição (enquanto um tem um ataque durante um exercício, o outro se engasga deitado), enfim! Só quem conhece consegue distinguir pelo som.

De acordo com alguns sites que eu li - que eu não vou colocar a fonte porque são três ou quatro que dizem a mesma coisa, logo, não sei a fonte original -, no espirro reverso, a faringe tem espasmos e, de acordo com o texto "o cão encontra dificuldade em puxar o ar durante o espasmo, faz inspirações rápidas, fica parado, com  o pescoço esticado, afasta as patas dianteiras aumentando o ângulo e produzindo um ronco, uma respiração dificultosa , um resfolegar que muitas vezes resulta na impressão de que o cão está engasgado ou prestes a morrer!(...)".
Parece que a solução é tampar o fuço do cão pra ele respirar pela boca, também engolindo saliva, o que cessa o ataque.

As causas ainda não foram elucidadas mas podem estar relacionadas a uma irritação no palato mole e garganta , causando o quadro de espasmos que assustam muitos cuidadores. Qualquer coisa que irrite a garganta pode causar o espasmo como excitação, comidas e bebidas, excesso de exercícios ou intolerância a eles, tração na coleira durante os passeios, pólen, corpos estranhos na garganta, perfumes, vírus, produtos químicos usados na casa e no canil, alergias, etc. Se o problema for identificado, afastá-lo dele muitas vezes resolve parcial ou totalmente o problema. Cães braquicefálicos como pugs e boxers, que apresentam o focinho achatado são muito afetados, mas no caso destas raças deve-se tomar cuidados redobrados pois há relatos científicos de alterações cardíacas secundárias ao espirro reverso.
Alguns cães apresentam estes episódios por toda a vida, outros desenvolvem episódios esporádicos e temporários que se resolvem por si só e outros ainda podem apresentá-los uma única vez e nunca mais.

O que fazer?

Assista os videos abaixo:





Fique calmo e proceda como no video. Logo o episódio cessa. O espirro reverso é um fenômeno inofensivo, que quando diagnosticado por um veterinário e após uma avaliação clínica criteriosa, excluindo-se alterações cardíacas, convulsões, engasgos, estenose traqueal e etc, pode ser encarado como um fenômeno normal naquele indivíduo, sem necessidade de tratamento medicamentoso agressivo.

Espirro Reverso x Estenose de Traquéia (Xira x Gugui)

Quando os anéis traqueais rebaixam ou achatam-se do topo em direção a parte inferior, a traquéia é dita “colapsada”. Uma rápida inalação do ar pode causar este achatamento traqueal e dificultar a entrada do ar nos pulmões, com uma espécie de movimento de sucção muito vigoroso.
O colapso de traquéia pode ser confundido com o espirro reverso ou vice e versa, mas já requer uma atenção maior pois nesse caso, o animal pode parar de respirar e morrer. Não se conhece precisamente como esta condição se desenvolve. De qualquer forma, sabemos que estes cães apresentam uma anormalidade na conformação química e/ou física dos anéis traqueais. Os anéis perdem sua rigidez e tornam-se inábeis em manter seu formato circular. 
O sinal mais comum do colapso traqueal é o quadro de tosse crônica que pode ou não estar relacionado a alterações cardíacas. Este quadro é freqüentemente descrito como seco ou áspero e pode transformar-se em inquietação pronunciada. Os termos “grasnado de ganso” (...) ou tosse de cachorro podem ser usados para descrever o quadro. A tosse é comumente pior durante o dia quando o animal está mais ativo e menos intensa a noite quando o animal está em repouso (diferente da tosse dos canis, que piora durante a noite). A tosse pode iniciar-se devido a excitação, pressão traqueal (coleira) ou por comer/beber.

A veterinária do Gugui chama de "Colapso de Traquéia" e o veterinário anterior a ela confundiu com tosse dos canis
No caso do Gugui, a doença piora quando ele ataca da asma e não ataca da asma em função da traquéia; na verdade, no caso dele a asma e o colapso de traquéia são duas doenças distintas, sendo que uma piora a condição da outra, mas o colapso não causou a asma.
A veterinária explicou que, geneticamente, Yorkshires são cães de caça e eram maiores do que são hoje. Essa manipulação genética pra diminuir a raça, fez com que cruzassem parentes próximos para gerarem cães de companhia - quem viu Segredos do Pedigree sabe que ainda hoje criadores fazem isso. 
Nisso, acabou resultando um cão com coração desproporcional, problemas de pressão, problemas de desenvolvimento, problemas ósseos, etc. Cães muito pequenos, cães hiperativos, cães com problemas cardíacos...
O Gugui tem ataques muito curtos e prolongados durante o inverno, atacando mais quando se exercita (ele não puxa a guia). Já durante o verão ele sofre, de não conseguir dormir devido o abafamento, a temperatura alta, etc. 

Diferenças


Se o episódio criar sons quando excitado ou depois de comer ou beber, ou ainda abrir os membros anteriores e estender o pescoço e arfar com um rítmico Snork! Snork! Snork!, como se estivesse morrendo ou agonizando, tenha a certeza de que está diante de um ESPIRRO REVERSO. Se a respiração através da boca emitir um ruído estridente ou se há tosse reflexiva após tocar sutilmente seu pescoço, podemos estar diante de um COLAPSO DE TRAQUÉIA. Se a tosse é de uma ou duas explosões aparentes (forçando a traquéia a abrir-se) como um engasgo ou mímica de vômito no final, pode ser um colapso traqueal ou ainda um quadro de tosse dos canis. 

O Gugui parece sempre engasgado e prestes a vomitar, parece que força o vômito. No primeiro ataque dele eu fiquei assustada. 

Se você suspeita de colapso de taquéia ou está confuso quanto à diferença entre os dois quadros, leve seu cão ao veterinário. Se o diagnóstico for de ESPIRRO REVERSO, você vai ter que acostumar-se com os episódios e não se desesperar!

O que eu fiz aqui em casa com a Xira, pra ver se era espirro reverso, foi tapar o focinho dela e esperar ela engolir o ar. O que aconteceu? O ataque cessou.



Nota: gatos também sofrem de espirro reverso. Nesse caso, a doença é confundida com asma.


Atualizações!

Twit This!
Descobri que o monitor funciona, o pc é que tá com o plug quebrado.

A Xira tem feito uns barulhos tipo engasgo ou espirro reverso. Vou fazer um post sobre ER.
Consegui o telefone da Arpa, uma clínica perto de onde eu moro e vou levar ela assim que possível em função da alergia dela que tá bem feia e desse barulho que ela passou a fazer.
Pode ser alguma infecção respiratória também; me disseram que ela teve febre durante os dois meses que ela passou perdida.

Mudei o blog um pouco e andei pesquisando muito sobre um pouco de tudo em relação a adestramento e comportamento canino. Talvez comece a postar algo aqui.
Ontem comecei o treinamento contra-agressividade com a Xira. Ela avançou num homem, mordendo a mochila dele. Acredito que seja agressão por medo porque se a pessoa se mostra receptiva, ela faz festa.
Em todo o caso, no primeiro dia ela ja apresentou melhoras, perdendo o foco das salsichas e do que eu queria durante o passeio no finalzinho, quando um maloqueiro passou com um galão d'água e ela avançou no galão e ele bateu nela com o próprio (de leve, mas isso piora a situação).

Assim que achar meu cabo - que meu rico irmão perdeu - ou comprar um novo - ou seja, provavelmente nunca - eu passo fotos atuais dela, da alergia, dos ratos que eu adotei (duas fêmeas e um macho), do Guuuugui. Enfim.

19.9.10

Monitor

Twit This!
Então, o meu monitor queimou, meu irmão não deixa eu usar o pc dele e meu pai deixa eu "roubar" o notebook dele só "na birra". Ou seja: estou sem condições de atualizar sempre, inclusive de postar partes do livro como eu disse que faria (e de divulgar cães pra doação).

Aproveitando que cá estou, vamos às atualizações:
A coleirinha azul da Xira acabou-se. Tava literalmente rasgando (e isso que é couro), o bilhete foi rasgado, tava imundo assim como ela no último passeio - veio toda embarrada, cansada e nem quis ficar solta hoje.

Esses dias ela me lambeu, o que ocorre muito raramente. 

Hoje eu saí e comprei uma coleira nova (vermelho salmão, de couro também) que acabou ficando pequena. Tive que usar uma manha pra ajustar no pescocinho grosso dela sem sufocar ela e permitindo que colocássemos um dedo ou dois pra, se for necessário, segurarmos ela pela coleira.
Coloquei o bilhete com durex também.

Comprei um ossão de couro pra ela. Ela amou. 
Comprei biscrocks pra ela e pro Gugui, sabor churrasco. 
Comprei palitos pra ela roer (o Gugui já tá banguelinha).
Comprei um sabonete bactericida (pra alergia dela).

Fui à praça perto do Nacional hoje. Cheguei e havia vários cachorros soltos que receberam ela super bem, então soltei. 
Na primeira oportunidade ela avançou no Felpudo - um cachorro maior que ela. Todo mundo se assustou e disseram que ela não era "bem educada". Aí o Frederico - um Yorkshire - foi e fez xixi na sacola de uma senhora que tava tricotando ou costurando ou sei lá. Três vezes.
De fato ela não avançou no Felpudo. Ela deu um chega-pra-lá, os dois rosnaram, eriçaram os pêlos e ele saiu andando. 

Ela correu, fez xixi, cocô, cherou a praça toda, fez festa pra pessoas alheias, cumprimentou cães alheios, saiu da praça, atravessou a rua, cumprimentou um cachorro estranho, os donos pegaram no colo e saíram andando, aí eu chamei ela e ela voltou. Fiquei mais um pouco, ela brincou comigo, eu pisei na patinha dela sem querer e quando ela se acalmou e ficou mais perto de mim, eu trouxe pra casa - antes que ela surtasse e eu não desse conta. Nesse momento ela tá dormindo bem faceira. Acho que hoje foi um bom dia.

Em tempo, as pessoas têm medo dela porque ela avança nos cães. Mas ela não avança pra valer, quem conhece de cachorro sabe. Dificilmente eu me assusto com os "ataques" dela. Me disseram que ela já avançou num cachorro de uma moça (a dona disse "foi ela que avançou no meu", em um tom bem antipático, no que eu respondi "é? pois é, mas ela nunca pega pra valer" em tom de desdém). Se fosse o caso, ela teria matado o Gugui, considerando que ela já se botou nele duas vezes, uma pra brincar e outra porque ele chegou muito perto dela. Agora ela tem medo dele porque ele avança dois por três nela.

Assim que eu receber meu monitor novo (provavelmente no próximo século), eu posto as fotos dela e do Gugui (:

12.9.10

Chuva

Twit This!
Hoje choveu muito. O dia todo, na verdade. A Xira saiu só duas vezes (uma às 16hs e outra às 22:50) e não incomodou pra sair pra dar a volta em "liberdade" dela. 

Tô dando uma estudada em comportamento canino, lendo uns tópicos interessantes e procurando sobre assuntos mais "completos". O problema é que os estudos atuais estão todos em inglês, francês ou alemão. Aí fica tenso pra mim, os termos técnicos são complicados de traduzir.

Amanhã vou separar alguma coisa e comparar com a Xira (afinal, o blog é sobre ela haha), tem realmente muita pergunta no ar.

Assim que eu "terminar" a pesquisa, vou catar os seguintes assuntos - e talvez poste aqui, talvez não, nem sei:

- Etologia x Behaviorismo
- Pavlov e o Condicionamento Pavloviano
- Cães ferais/Pariah da Índia
- Condicionamento Operante
- Skinner
- Reforço Positivo x Reforço Negativo
- Punição Positiva x Punição Negativa
- Punição Despersonalizada
- Dominância e Dominância Indireta
- Cinofilia
- Linguagem Corporal/Comunicação Cão x Humano
- Cães x Lobos
- Raciocínio Canino

Nota: não sei o que vou encontrar, se vou encontrar ou se existe algum material em português sobre essas coisas, se não, vou ter que dar uma pesquisada mais a fundo em materiais em inglês, que eu entendo um pouco, mas aí vou ter que estudar termos técnicos em inglês/português pra entender conforme o contexto e é provável que eu demore um pouco mais. 

Hoje a Xi comeu guizado cru. Ela aprendeu a pegar a comida no ar. 

10.9.10

Bilhete

Twit This!
Hoje meu irmão soltou a Xira com o enforcador. Preciso dizer que ela voltou sem? No início achei que tivessem roubado, aí encontrei a dona do Nhoque passeando com ele e ela me disse que ela ficou brincando com ele na praça. Daí depois ela foi até o trabalho dela - é, levou o cachorro - e depois de entregues, a Xira voltou pra praça - sim, ela levou eles haeuaheuheuaheu

As crianças da praça simplesmente amaram ela. E ela ama crianças. Eles colocaram um bilhete: "Qual o nome dela?". É engraçado. Quando eu era criança também me importava mais com o nome do que com o próprio cão. Amanhã vou levar ela na praça de novo, se não chover.

A Xi demorou pra voltar. Fiquei preocupada e fui atrás. Fui pro lado do Alemão, daí me informaram que ela foi pro lado oposto, na direção da Botafogo. Andei um pouco e nada. Passei pela Costa, nada. Então voltei pra casa.
Uma ou duas horas depois comecei a ouvir latidos fortes, enquanto um Poodle latia loucamente. O Basset Hound (não confundir com Teckel) dava um que outro latido. Depois fiquei na dúvida se eram latidos pra Xira ou se era a Xira latindo.
Decidi dar uma volta na quadra, só pra averiguar.

Ela tava no prédio com cerca branca. Na verdade, onde o Rico morda, o Golden Retriever da Carol, uma colega e vizinha minha. Mas ela ficou ali não por causa do Golden macho super lindo, manso, querido, bobalhão, fofo... nah. Foi por causa da gata que ela queria fazer de brinquedo. Uma gata preta do prédio, que os condôminos cuidam.

Tinha um rapaz - que foi quem colocou ela pra dentro. Ele tava com um notebook, ouvindo música e cuidando pra ver se o dono da Xira não passava, porque ela queria porque queria entrar.
Conversamos um pouco.
Ele abriu o portão pra eu colocar a guia nela e ela saiu correndo. Não quis demonstrar, mas me apavorei, pensei que ela ia me fazer de idiota e sair zanzando pelo bairro. Nada. Saiu correndo atrás da gata, que subiu numa árvore, fazendo a Xi chorar, deitar, rolar, sentar, me olhar, dar uma volta pra despistar a gata - ver se ela descia - e então voltar pra mim.
Manhosa? Quem? Nunca.

Levei ela nas gurias. A Ana disse que ela tá com gravidez psicológica. Vou ter que esperar passar pra poder castrar e a alergia dela tende a diminuir e/ou passar depois disso, porque o imunológico baixa e costuma aparecer problemas de pele. O que acontece, é que a vet acha que ela teve cria (primeira, devido a pouca idade da Xira), os filhotes desmamaram, ela saiu zanzando por aí, eu peguei e um mês depois ela começou a dar leite de novo, provavelmente por sentir - biologicamente falando - falta dos filhotes. Mas ela não fez ninho nem nada. Só se fez na rua...

Veremos.

Hoje ela achou o peixe dela. x)

Não tenho fotos ou vídeos. A bateria da câmera acabou e tô com preguiça de recarregar.

Minha mãe pediu pra segunda eu ir no salão dela esperar o DMAE, e disse que eu posso levar a Xira pra fazer uma "guarda". Xira não é cachorro de guarda, não é um Pastor Alemão territorialista ou um Rottweiler super bem treinado, é uma mesticinha baixa, magrinha, e super alegre e de bem com a vida que ama pessoas. Mas odeia mendigos, garotos skatistas, homens de maleta e casacões, pessoas de capuz/touca, etc. Já ajuda, né?

Aí segunda vou lá, vou levar ela e é provável que eu "ajude" a mãe com o salão. Fique lá de vez enquando, faça pequenos serviços, etc. Sim, pequenos serviços pagos.


Nota: estou fazendo uma pequena coletânea de textos, vou colocar as fontes, é claro. Mas todos foram retirados do Adestrador Online e são resultados de pesquisas de outras pessoas - começo postando algum texto amanhã.

9.9.10

Ignorância entre protetores

Twit This!
Bom, vai aqui uma crítica aos que se consideram "protetores" de cachorros. E gostaria que quem lesse, comentasse, mesmo que pra defender eles, porque é um assunto polêmico, chato, e decepcionante. 

Vamos do início:
Eu peguei meu primeiro cachorro de rua há 3 anos atrás. Nunca peguei cachorro na intenção de doar, mas infelizmente, todos até então tiveram que ser doados. Por questão de espaço, questões monetárias, complicações de relacionamento, falta de adaptação, enfim, sempre acontecia algum problema...

O primeiro foi o Zanco. Cachorro amarelo, peludo, de porte grande (em torno de 20kg), orelhas caídas, fuço preto, muito lindo. Nunca fugiu comigo. Levei pro meu ex e ele não se adaptou e fugiu. Abriu o portão e fugiu, simples assim. Isso aconteceu em uma manhã chuvosa, de uma sexta-feira, enquanto fui dar uma entrevista no Tribunal de Justiça, no centro.

Fui atrás. Aquele cachorro era a minha paixão. Encontrei ele graças a um advogado super compreensivo, que ajudava alguns cães também, mas acabava adotando, como eu.
Ele doou o Zanco pra mim, já que eu não pude ficar. 

Nesse meio tempo, me liga uma mulher (uma tal de Sandra) que mora aqui perto da minha casa, perto do supermercado Nacional. Tão meiga e doce quanto um elefante mal-humorado.
Ela alegou com toda a certeza do mundo que o cachorro encontrado era o Zanco (antes de mais nada, não era), que tava bem mal cuidado e blablabla. Tava na praça do Nacional. 
Pra quem não sabe, eu tava na Cavalhada, que fica há 40min de ônibus do M. Deus, que era onde o cachorro se encontrava. Eram meia noite, não tinha mais ônibus passando. Eu tinha 15 anos, meço 1,46m e tenho cara de uma criança de 12 anos (não, não sou anã, nem atrofiada, só baixinha).
A mulher disse com toda a grosseria possível:
- Vai de ônibus e pega o cachorro, pelo menos vem ver se é ele, mas eu acho que é.
- Moça, eu não tenho como trazer ele agora. 
- Como não?
- Se eu for, vou voltar como de ônibus?
- Volta a pé!
Gente, por Deus, olha a ignorância dessa broaca. Passar por vila, por avenida, por ponto de tráfico e prostituição SOZINHA com um cachorro DEPOIS DA MEIA NOITE de uma SEXTA-FEIRA. É, ela queria que eu morresse, de certo.
Ou no mínimo fosse assaltada, estuprada, etc e tal.
Coisa básica.
Eu respirei fundo e disse que ia ver com a minha mãe. Minha mãe só ia poder ver o cachorro no outro dia (e ela foi) e a mulher achou isso um absurdo. Que se fosse o cachorro dela, ela ia até o quinto dos infernos buscar.
Eu tentei explicar que o cachorro não era meu, que eu tava doando e coisarada. Adiantou? 
Ela me colocou na "lista negra" dos protetores. É, existe uma "lista negra", mesmo eles não sabendo quem tu é, só te identificando pelo primeiro nome e pelo email. Estúpidos.

A Elena Amoretti foi uma que eu tentei ajudar bastante e ela se sentiu ofendida quando tive que devolver os cachorros que estavam de casa de passagem. Não estavam na minha casa, e o combinado foi um mês. Eles ficaram dois, quase três.
Mas quem ouvia todos os dias era ela? Ah, pois é.

Então eu conheci uma protetora em questão que é um amor de pessoa (não vou colocar o nome dela porque essa gente é louca e com certeza vai pegar no pé dela se ler esse post), eu expliquei tudo o que aconteceu e ela admitiu que tem umas bem neuróticas e doentes, mesmo. 
Ela é o tipo de pessoa que quer um sítio, com alguém pra cuidar, porque sabe que no momento não tem condições e que não dá pra se envolver com essa gentinha.

Agora, vamos aos fatos:
Quem nunca ficou com pena daquele cachorro magrinho e mirradinho da esquina? Quem nunca tentou ajudar ao menos dando resto de comida? Pois é. Agora, me respondam, por favor: que bem se faz a um cão na rua, pegando, dando banho e prendendo num sítio IMUNDO, sem condições de uma ALIMENTAÇÃO decente, sem condições MÉDICAS decentes, sem CASINHAS decentes, sem ATENÇÃO, CARINHO, SAÚDE, FELICIDADE, CONFORTO, numa correntinha de 1m? Adotei uma cachorra uma vez que veio com cinomose desse sítio. Lá, ninguém notaria os sintomas e ela sem dúvida morreria. ISSO É VIDA?
Digo que vale muito mais pegar um cão por vez, colocar pra dentro de casa, alimentar, dar banho, vacinar, castrar e soltar na rua de novo, com uma coleirinha "adote-me". Aqui no M. Deus todo mundo é a favor da adoção e já queria adotar a minha cachorra QUE TEM DONO. Então, pra que todo esse sofrimento? Na rua um cão pode ser atropelado? Pode. Pode ser maltratado? Pode. Mas no sítio ele não está sendo cruelmente ignorado? Não tá sendo vítima SÉRIA de um caso GRAVE de desleixo? Na rua, cães são adotados todos os dias: filhotes, adultos jovens, idosos... às vezes por maloqueiros, às vezes por pessoas como eu, às vezes por vileiros... E sim, têm uma vida de qualidade se comparado aos cães que MORREM em sítios ESPERANDO um dono porque simplesmente NÃO TEM DIVULGAÇÃO O SUFICIENTE PRA TODOS OS CÃES.

Existem protetores e PROTETORES, fato. Mas estou me referindo aos doidos, que não têm condições, se atolam em contas, colocam o cachorro num sitio que ninguém visita ou adota justamente por causa do estado MEDÍOCRE dos animais (vamos comparar? tu adotaria aquele cachorro com sarna, triste, deprimido, magrinho, ou aquele com o pêlo brilhoso e sedoso, feliz, brincalhão, bem alimentado, cheiroso, vacinado, vermifugado, enfim, visivelmente bem cuidado? alguns tirariam os animais "péssimos" do lugar, fato, mas muitas pessoas pensam que um cão tirado desses lugares é PURA doença, com PULGAS, CARRAPATOS, VERMES, e é verdade... são cães mal tratados), acham que porque tu não quer ARRISCAR A TUA VIDA na madrugada, tu não se importa com o cachorro, tu é cruel, etc...

A que ponto chegamos? E não venha me dizer que o que vale é a intenção - lembre-se: de boas intenções, o inferno tá cheio -, se coloque no lugar desses animais: tu tá feliz, comendo de lixo, restos de comida de restaurantes, bares (às vezes comida boa, como aquele x-calabresa que deixaram na mesa), ração dada por pessoas aleatórias, andando livre e alegremente por onde tu bem entende, conhecendo cães, gatos e pessoas diferentes todos os dias. Ai vem alguém, te pega, coloca numa corrente, com uma ração virada em farinha de super má qualidade, te passam a faca (ok, sou a favor da castração, mas isso na visão do cão), te metem remédio goela a baixo, te enchem de injeção, vacina, o caralho a quatro e tu fica 5, 6 anos, às vezes o resto da vida PRESO NUMA CORRENTE, convivendo com outros cães presos, sem poder brincar, correr, cavar, rolar, cheirar, numa casinha COM GOTEIRA e CUPIM, vendo gente de todo tipo chegar, olhar e não te levar embora, fazendo xixi e cocô no mesmo ESPAÇO QUE TU DORME (em 1m de corrente, convenhamos, não tem muito espaço), sem poder gastar energia, conhecer coisas novas, e tu acaba tendo depressão, ansiedade, comendo uma ração sem gosto que não tem todos os nutrientes necessários, ficando cada vez mais infeliz e sem esperança, vendo outros cães serem levados e tu ali, porque é mais "comum", menos "bonito", muito "grande", muito "pequeno"... e então tu vai ficando velho e, quem quer um cão velho, desdentado, recalcado, triste, doente? Pois é.  

Esses dias encontrei um papelzinho com a foto de uma cadela muito parecida com a Xira e liguei pra ver se não era, já que achei na rua, já que eu solto ela volta e meia, enfim...
O cara foi extremamente grosso, me acusou de estar mentindo pra querer roubar a cachorra, disse que ela tava num canil há 3 semanas (outro caso de crueldade - por que não botou a cachorra pra dentro de casa, ou numa casa de passagem e divulgou NA INTERNET?). NUM CANIL. PRESA. Sem passeios, sem atenção, sem comida decente, sem atendimento veterinário...

E a mão na consciência? Sei que eu não sou a única que vê isso, mas eu cansei. Gente doente pra mim, já basta eu, que tenho epilepsia. Agora loucura, pelamor... Coitados dos bichinhos. 

E pior é não querer ajudar: conheço várias pessoas - inclusive eu - que tentaram doar ração, roupinhas, atendimento veterinário, dar idéias de melhoras e todos os e-mails/telefonemas foram ignorados. Ou as pessoas ouviram alguma desculpa como eu (- por que não dão AN pros cães? sai mais em conta e é mais saudável do que a ração que vocês dão. R: "não temos tempo pra fazer a comida". - E por que não conversa com os voluntários? Eles podem ajudar, ué (: R: /banned)

Ignorância, crueldade, irracionalidade, irresponsabilidade (pregam tanto que estão lidando com VIDAS, mas não visam nada além do próprio egoísmo de o mundo ser como ELES querem), desleixo. Sim, insisto no desleixo.
De acordo com o dicionário Luft
Ignorância: qualidade ou estado de ignorante
Ignorante: que ignora, desconhece. 2. Pessoa iletrada, ignara. 3. Pessoa estúpida, insipiente.

Crueldade: qualidade de cruel. 2. Ação cruel; atrocidade.
Cruel: que gosta de ver ou de causar tormento. 2 Desalmado; desapiedado; insensível. 3. Doloroso.

Irresponsabilidade: que não revela responsabilidade.
Responsabilidade: condição ou estado do que está sujeito a responder por certos atos e sofrer-lhes as consequências.

Irracional: que não tem uso da razão.
Razão: faculdade do espírito com que o homem reflete, compara, conhece, julga. 2. Bom senso; prudência. 3. Justiça; direito.

Desleixo: relaxamento; negligência; descuido. 

Alergia, Gravidez Psicológica (ou não) e Comportamento Novo

Twit This!
Xira tá com alguma coisa que parece ser uma alergia bem braba. Tá vermelho, ela tá perdendo pêlo, tem pequenos pontos que sangram (igual sarna) de tanto coçar, e tá se alastrando pela coxa dela. Amanhã vou levar no vet.

Gugui tem que fazer a revisão do olhinho (vou ver isso amanhã também). Tenho que ir no açougue comprar a comida dos dois.

Hoje aconteceu algo inédito: Xira, como de costume, foi solta pra passear. Até ai tudo bem. Todo mundo na zona conhece ela, soltamos só em horário de pouco movimento, não soltamos quando tem jogo, enfim, tomamos todos os cuidados possíveis (por mais que as pessoas não gostem disso, Xira me segue 24hs, imagino que ela já tenha se apegado a nós, à nossa rotina, aos hábitos, inclusive a ser solta, porque ela fica apenas 2hs exatas na rua e volta - com uma coleira, claro). Descemos eu, minha mãe e meu irmão. Eles na frente. Eu desci depois porque estava colocando a coleirinha da rua nela (as coleiras que eu uso são diferentes, porque se roubarem a de sair sozinha, é só 4,90, enquanto que a minha corrente custou 10,90 + a plaquinha do Jack - o Jack de "O Mundo de Jack", o esqueleto, é), quando eu desci ela saiu correndo porta à fora - tava aberta por causa das compras - e ficou na nossa volta. Ela esperou eu pegar as compras e subir pra vir junto. To bem orgulhosinha dela, ficar perto é uma forma dela estar segura, por mais que ela não saiba.

Hoje dei galinha crua pra ela. Botei no micro pra aquecer porque tava muito dura e ela não quis comer (freeeesca). Enrolou um bocado pra comer. Só comeu depois que meu pai deu os restos do almoço.

Minha mãe comprou uma ração melhorzinha pra ela. Standard, mas não é das piores, ela e o Gugui adoram. Ainda prefiro a Three Dogs - talvez comece a usar de petisco pros treinos, ela ama também.

Eu tava ensinando ela de acordo com o Livro dos Níveis de Treinamento, mas é muito complicado e eu desisti. Não desisti porque é complicado, apenas, mas sim porque:
1. Não tenho amigos que tenham tempo livre pra treinar a Xi comigo.
2. Não conheço ninguém - nem o meu irmão - que QUEIRA me ajudar a treinar a Xi, porque simplesmente NINGUÉM que eu conheço SE INTERESSA por adestramento.
3. Não tenho espaço (pátio? qisso?)
4. A praça mais segura pra ela, não é tão segura assim.
5. Leva tempo, necessita de dedicação e ajuda, e só eu tenho essa dedicação com ela - nem minha familia se importa tanto em me ajudar com ela PRA LEVAR NO VET, quanto mais PRA ADESTRAR.

Deixei de lado e vou ler outras apostilas que baixei sobre adestramento e nutrição. x)

Sobre a gravidez, talvez a Xi esteja prenha. Ela não entrou no cio desde que peguei ela, o que me faz pensar que entrou no cio na rua ou tá com gravidez psicológica. Vou levar nas gurias amanhã, aproveitar e ver isso.
Ela tá dando leite e inchando loucamente. Também tá mais calma e com um temperamento diferente do "filhotão mode on" que eu trouxe pra casa. Às vezes tenho a impressão de que ela tá brincando cada vez menos, conforme o inchaço vai aumentando...
Veremos.