9.9.10

Ignorância entre protetores

Twit This!
Bom, vai aqui uma crítica aos que se consideram "protetores" de cachorros. E gostaria que quem lesse, comentasse, mesmo que pra defender eles, porque é um assunto polêmico, chato, e decepcionante. 

Vamos do início:
Eu peguei meu primeiro cachorro de rua há 3 anos atrás. Nunca peguei cachorro na intenção de doar, mas infelizmente, todos até então tiveram que ser doados. Por questão de espaço, questões monetárias, complicações de relacionamento, falta de adaptação, enfim, sempre acontecia algum problema...

O primeiro foi o Zanco. Cachorro amarelo, peludo, de porte grande (em torno de 20kg), orelhas caídas, fuço preto, muito lindo. Nunca fugiu comigo. Levei pro meu ex e ele não se adaptou e fugiu. Abriu o portão e fugiu, simples assim. Isso aconteceu em uma manhã chuvosa, de uma sexta-feira, enquanto fui dar uma entrevista no Tribunal de Justiça, no centro.

Fui atrás. Aquele cachorro era a minha paixão. Encontrei ele graças a um advogado super compreensivo, que ajudava alguns cães também, mas acabava adotando, como eu.
Ele doou o Zanco pra mim, já que eu não pude ficar. 

Nesse meio tempo, me liga uma mulher (uma tal de Sandra) que mora aqui perto da minha casa, perto do supermercado Nacional. Tão meiga e doce quanto um elefante mal-humorado.
Ela alegou com toda a certeza do mundo que o cachorro encontrado era o Zanco (antes de mais nada, não era), que tava bem mal cuidado e blablabla. Tava na praça do Nacional. 
Pra quem não sabe, eu tava na Cavalhada, que fica há 40min de ônibus do M. Deus, que era onde o cachorro se encontrava. Eram meia noite, não tinha mais ônibus passando. Eu tinha 15 anos, meço 1,46m e tenho cara de uma criança de 12 anos (não, não sou anã, nem atrofiada, só baixinha).
A mulher disse com toda a grosseria possível:
- Vai de ônibus e pega o cachorro, pelo menos vem ver se é ele, mas eu acho que é.
- Moça, eu não tenho como trazer ele agora. 
- Como não?
- Se eu for, vou voltar como de ônibus?
- Volta a pé!
Gente, por Deus, olha a ignorância dessa broaca. Passar por vila, por avenida, por ponto de tráfico e prostituição SOZINHA com um cachorro DEPOIS DA MEIA NOITE de uma SEXTA-FEIRA. É, ela queria que eu morresse, de certo.
Ou no mínimo fosse assaltada, estuprada, etc e tal.
Coisa básica.
Eu respirei fundo e disse que ia ver com a minha mãe. Minha mãe só ia poder ver o cachorro no outro dia (e ela foi) e a mulher achou isso um absurdo. Que se fosse o cachorro dela, ela ia até o quinto dos infernos buscar.
Eu tentei explicar que o cachorro não era meu, que eu tava doando e coisarada. Adiantou? 
Ela me colocou na "lista negra" dos protetores. É, existe uma "lista negra", mesmo eles não sabendo quem tu é, só te identificando pelo primeiro nome e pelo email. Estúpidos.

A Elena Amoretti foi uma que eu tentei ajudar bastante e ela se sentiu ofendida quando tive que devolver os cachorros que estavam de casa de passagem. Não estavam na minha casa, e o combinado foi um mês. Eles ficaram dois, quase três.
Mas quem ouvia todos os dias era ela? Ah, pois é.

Então eu conheci uma protetora em questão que é um amor de pessoa (não vou colocar o nome dela porque essa gente é louca e com certeza vai pegar no pé dela se ler esse post), eu expliquei tudo o que aconteceu e ela admitiu que tem umas bem neuróticas e doentes, mesmo. 
Ela é o tipo de pessoa que quer um sítio, com alguém pra cuidar, porque sabe que no momento não tem condições e que não dá pra se envolver com essa gentinha.

Agora, vamos aos fatos:
Quem nunca ficou com pena daquele cachorro magrinho e mirradinho da esquina? Quem nunca tentou ajudar ao menos dando resto de comida? Pois é. Agora, me respondam, por favor: que bem se faz a um cão na rua, pegando, dando banho e prendendo num sítio IMUNDO, sem condições de uma ALIMENTAÇÃO decente, sem condições MÉDICAS decentes, sem CASINHAS decentes, sem ATENÇÃO, CARINHO, SAÚDE, FELICIDADE, CONFORTO, numa correntinha de 1m? Adotei uma cachorra uma vez que veio com cinomose desse sítio. Lá, ninguém notaria os sintomas e ela sem dúvida morreria. ISSO É VIDA?
Digo que vale muito mais pegar um cão por vez, colocar pra dentro de casa, alimentar, dar banho, vacinar, castrar e soltar na rua de novo, com uma coleirinha "adote-me". Aqui no M. Deus todo mundo é a favor da adoção e já queria adotar a minha cachorra QUE TEM DONO. Então, pra que todo esse sofrimento? Na rua um cão pode ser atropelado? Pode. Pode ser maltratado? Pode. Mas no sítio ele não está sendo cruelmente ignorado? Não tá sendo vítima SÉRIA de um caso GRAVE de desleixo? Na rua, cães são adotados todos os dias: filhotes, adultos jovens, idosos... às vezes por maloqueiros, às vezes por pessoas como eu, às vezes por vileiros... E sim, têm uma vida de qualidade se comparado aos cães que MORREM em sítios ESPERANDO um dono porque simplesmente NÃO TEM DIVULGAÇÃO O SUFICIENTE PRA TODOS OS CÃES.

Existem protetores e PROTETORES, fato. Mas estou me referindo aos doidos, que não têm condições, se atolam em contas, colocam o cachorro num sitio que ninguém visita ou adota justamente por causa do estado MEDÍOCRE dos animais (vamos comparar? tu adotaria aquele cachorro com sarna, triste, deprimido, magrinho, ou aquele com o pêlo brilhoso e sedoso, feliz, brincalhão, bem alimentado, cheiroso, vacinado, vermifugado, enfim, visivelmente bem cuidado? alguns tirariam os animais "péssimos" do lugar, fato, mas muitas pessoas pensam que um cão tirado desses lugares é PURA doença, com PULGAS, CARRAPATOS, VERMES, e é verdade... são cães mal tratados), acham que porque tu não quer ARRISCAR A TUA VIDA na madrugada, tu não se importa com o cachorro, tu é cruel, etc...

A que ponto chegamos? E não venha me dizer que o que vale é a intenção - lembre-se: de boas intenções, o inferno tá cheio -, se coloque no lugar desses animais: tu tá feliz, comendo de lixo, restos de comida de restaurantes, bares (às vezes comida boa, como aquele x-calabresa que deixaram na mesa), ração dada por pessoas aleatórias, andando livre e alegremente por onde tu bem entende, conhecendo cães, gatos e pessoas diferentes todos os dias. Ai vem alguém, te pega, coloca numa corrente, com uma ração virada em farinha de super má qualidade, te passam a faca (ok, sou a favor da castração, mas isso na visão do cão), te metem remédio goela a baixo, te enchem de injeção, vacina, o caralho a quatro e tu fica 5, 6 anos, às vezes o resto da vida PRESO NUMA CORRENTE, convivendo com outros cães presos, sem poder brincar, correr, cavar, rolar, cheirar, numa casinha COM GOTEIRA e CUPIM, vendo gente de todo tipo chegar, olhar e não te levar embora, fazendo xixi e cocô no mesmo ESPAÇO QUE TU DORME (em 1m de corrente, convenhamos, não tem muito espaço), sem poder gastar energia, conhecer coisas novas, e tu acaba tendo depressão, ansiedade, comendo uma ração sem gosto que não tem todos os nutrientes necessários, ficando cada vez mais infeliz e sem esperança, vendo outros cães serem levados e tu ali, porque é mais "comum", menos "bonito", muito "grande", muito "pequeno"... e então tu vai ficando velho e, quem quer um cão velho, desdentado, recalcado, triste, doente? Pois é.  

Esses dias encontrei um papelzinho com a foto de uma cadela muito parecida com a Xira e liguei pra ver se não era, já que achei na rua, já que eu solto ela volta e meia, enfim...
O cara foi extremamente grosso, me acusou de estar mentindo pra querer roubar a cachorra, disse que ela tava num canil há 3 semanas (outro caso de crueldade - por que não botou a cachorra pra dentro de casa, ou numa casa de passagem e divulgou NA INTERNET?). NUM CANIL. PRESA. Sem passeios, sem atenção, sem comida decente, sem atendimento veterinário...

E a mão na consciência? Sei que eu não sou a única que vê isso, mas eu cansei. Gente doente pra mim, já basta eu, que tenho epilepsia. Agora loucura, pelamor... Coitados dos bichinhos. 

E pior é não querer ajudar: conheço várias pessoas - inclusive eu - que tentaram doar ração, roupinhas, atendimento veterinário, dar idéias de melhoras e todos os e-mails/telefonemas foram ignorados. Ou as pessoas ouviram alguma desculpa como eu (- por que não dão AN pros cães? sai mais em conta e é mais saudável do que a ração que vocês dão. R: "não temos tempo pra fazer a comida". - E por que não conversa com os voluntários? Eles podem ajudar, ué (: R: /banned)

Ignorância, crueldade, irracionalidade, irresponsabilidade (pregam tanto que estão lidando com VIDAS, mas não visam nada além do próprio egoísmo de o mundo ser como ELES querem), desleixo. Sim, insisto no desleixo.
De acordo com o dicionário Luft
Ignorância: qualidade ou estado de ignorante
Ignorante: que ignora, desconhece. 2. Pessoa iletrada, ignara. 3. Pessoa estúpida, insipiente.

Crueldade: qualidade de cruel. 2. Ação cruel; atrocidade.
Cruel: que gosta de ver ou de causar tormento. 2 Desalmado; desapiedado; insensível. 3. Doloroso.

Irresponsabilidade: que não revela responsabilidade.
Responsabilidade: condição ou estado do que está sujeito a responder por certos atos e sofrer-lhes as consequências.

Irracional: que não tem uso da razão.
Razão: faculdade do espírito com que o homem reflete, compara, conhece, julga. 2. Bom senso; prudência. 3. Justiça; direito.

Desleixo: relaxamento; negligência; descuido. 

Um comentário:

Lilith disse...

Acho que esse post tem muita valia para comprar essa coisa de "protetores" e de protetores.
é foda saber que esse mundo só tem gente desse nivel...

Gostei Buh. =]