5.9.10

Aventura

Twit This!
Descobri que tenho uma cachorra multifuncional :D
Ela aprendeu a fechar a geladeira, já abriu (puxou a cordinha) um pouquinho a gaveta, pega coisas na rua quando eu peço...
Nesse último quesito, eu gostaria de citar como foi dois passeios nossos hoje:

1º: 
Estava na Barbedo, esquina com a Getúlio Vargas, quando ela viu um pão que as pombas estavam comendo. Não se interessou. Então eu, estimulando ela a brincar no passeio e etc, disse "pega, Xira, pega!", ela com o ânimo de uma girafa, se meteu no meio das pombas, pegou o pão e andou com ele por um tempinho depois que eu elogiei. Então ela parou, na maior boa vontade do mundo, soltou o pão gentilmente no chão - quase uma lady - e continuou o passeio - com o mesmo ânimo de girafa.

2º:
Estávamos dando a volta básica na quadra quando, de repente, ela vê uma coisa super legal, interessante, estimulante e simples: uma pinha...
Ela pegou e trouxe até em casa! Chegou em casa toda feliz e demoliu a pinha. Quem teve que varrer corredor, quarto e sofá? Pois é. A Xira que não foi. Mas um dia ensino ela a varrer... ou a pegar a vassoura e a pá... 

Falar em aprender, ela já aprendeu a abrir a porta - só não tem jeito pra coisa, mas ela sabe direitinho onde tem que apertar. Agora to ensinando ela a distinguir amarelo de azul, a pular obstáculo - minha perna - e a latir. 
Continuo tentando ensinar a ela o Cookie Nose (diga-se de passagem, ela já conseguiu com sucesso duas vezes! Mas depois que eu consegui ensinar, perdeu a graça...) e a abrir a gaveta 100%.
Vou começar a ensinar o "cadê?/procura/fareja". 
Depois vou começar a ir de acordo com o Livro dos Níveis de Treinamento

Bom, além de tudo isso, a Xi continua fazendo xixi no quarto do meu pai. O parquet do corredor soltou (mais especificadamente, dois) e tive que pedir pro obreiro que tava vendo o vazamento do tanque arrumar pra mim. Bem tenso.

Hoje fez um dia lindo, então eu peguei ela e levei até a praça perto do Nacional. Fiquei tentada a soltar ela, mas tinha uma cadela solta e alguns maloqueiros, além de crianças pequenas. 
Ela fez um cocozão bem no meio da estrada da praça, claro. Não podia ser no cantinho da grama, tem que ser num lugar que todo mundo veja, algo como: "Xira esteve aqui!"

Em todo o caso, ela marcou bastante território (pros desavisados: sim, fêmeas também marcam território), conheceu a cachorra que tava solta, cheirou bastante, se assustou com os galhos que ela pisava e saltavam na cara dela, rolou na grama, viu o cachorro-amarelo-pêlo-de-arame-do-bar-da-esquina correr atrás das bicicletas de duas crianças loucamente, viu uma família passeando de bicicleta com o seu poodle-mix preto (inclusive, eles pararam bem aqui em frente à minha casa depois), encontrou o Badú de novo, conheceu um cocker, uma cadelinha surda e cega de 19 anos de uma senhora de 250...

E aqui, a grande novidade do dia: o Gugui quis sair pra passear! Comigo! Eu desci pra abrir a caixa de correspondência, porque a filha da vizinha tinha deixado cair o anel lá dentro, nisso, como sempre, a Xi me acompanhou. Aí, to eu subindo as escadas e quem tá super faceirinho no segundo lance? O véio! Ai eu subi e a Xira veio junto e ele continuou descendo. Ok, peguei as coleiras e fui passear com eles. 
Quem disse que eu dou conta de um York + Pitbulla (de acordo com as minhas suspeitas, ela tem parentesco com algum Pitbull)? Além do mais, ela se irritava demais porque queria passear, dar a volta na quadra como o habitual, e o Gugui parava em todo santo pontinho que dava pra cheirar, fazer xixi e tentar fazer cocô. Então eu calculei a velocidade média do Gugui, comparei com a minha e com a da Xira. Soltar ela seria muito arriscado, se ela sai correndo - e geralmente sai - eu iria perder a guia, sem dúvida - a cachorra volta, mas as pessoas assaltam a Xira dois por três. Então soltei o Gugui, deixei a guia à bangu no chão mesmo (qualquer coisa, eu pisava). Ele foi bem comportadinho do meu lado. Se eu parava, ele seguia, mas se ele via pra onde eu tava indo, ele ia atrás (ou atrás da Xi? enfim). Peguei ele pra atravessar a rua e pra subir as escadas, e só.

••• EDIT •••
Até esqueci desse detalhe: no passeio Xira x Gugui, eu passei por uma "construçãozinha" e tinha lama por um bom pedaço da rua. Xira, como boa cadela que é, pisou com tudo, afundou a patinha BRANCA na lama podre. E o Gugui? Ah, o Gugui é cachorrinho de madame, dá licença, né? Deu a volta, ti bunitin.
Até porque se não desse, morria afogado.

Cheguando em casa, corri com a Xira pro banheiro. Eu me vi com uma versão feminina e sem raça do Marley, o labrador: marcas de lama de patas por todo o banheiro - parede do box, porta do box, tapetinho de chão do banheiro, tapete de enfeite do banheiro, chão do banheiro, chão do box... e então, pra fechar com chave de ouro, ela meteu aquela doce patinha que de branca foi pra marrom beeeeem na minha calça.
Lavei as patas dela - e a alergia que ela desenvolveu não-sei-daonde - com Matacura. Mas não parou por aí. Ainda tive que fazer o arroz da janta/almoço de amanhã e tomar banho/limpar todo o banheiro. Sou de ferro, oi.

Depois disso, passeei com a Xi e ela arrumou a pinha, ai cheguei em casa, varri, brinquei, treinei, enfim... E amanhã tem aula. x)

Nenhum comentário: